terça-feira, 1 de abril de 2014

Veneza, o sonho de um dia!








Veneza, uma cidade fantasia, o sonho de um dia!



Em finais de maio de 2011, durante uma excursão rodoviária pel bela Itália,  realizei um sonho que durou um dia inteiro. Chegamos a Veneza pela manhã, a bordo de um barco de médio porte que bailou sobre as águas da grande laguna, enquanto a guia local nos explicava sobre a cidade medieval, sua história e lendas, apontando torres de naves religiosas, ponte dos Suspiros, detalhes da sua arquitetura tombada e entravamos num clima de magia inevitável.

O grupo dispersou-se por algumas horas livres até o reencontro para o almoço e tivemos também uma tarde para visitar suas belezas, fotografar, contemplar, e, principalmente, viajar no tempo. Comprinhas de souveniers, fotos com os gondoleiros, sentar na praça e degustar um bom sorvete italiano, juntar pedacinhos soltos de romantismo de cinema e literatura, observar turistas do mundo inteiro, conhecer a arte do murano, admirar cada pedra de suas calçadas,  e, lá estava eu, com a canção reverberando dentro dalma. Veneza é triste, diz a letra, referindo-se aos amores mortos, suas recordações.  Mas, dentro de mim, nada disso, havia sim, uma felicidade quase infantil, aliás bem adolescente. Eu consguia pisar ali e Veneza me ofereceu tudo que podia, até um belissimo por do sol, incluindo o jantar do grupo, num restaurante típico,  e, a sensação máxima da constatação da pequenez do mundo.

Meus olhos brilharam, o coração disparou, a alma vibrou. Gravei em mim a insignia da fé na vida e trago Veneza dentro de mim, desde aquele dia, com certeza.
Veneza é fantasia que tenta camuflar-se em realidade, pelo menos, para os amantes da história humana, como eu. E, fecho os olhos, para reviver meu dia em Veneza, sonhando em voltar ali, se puder, mais uma vez!
Cida Torneros

Nenhum comentário:

Postar um comentário