domingo, 17 de abril de 2011

CFM promove seminário para enfrentamento do crack

CFM promove seminário para enfrentamento do crack











Durante encontro, especialistas elaborarão protocolo de assistência integral ao dependente químico






O Conselho Federal de Medicina (CFM) intensificará a discussão sobre a luta contra o crack, cuja dependência tem características epidêmicas e gera graves problemas nas áreas social e da saúde pública. Na próxima terça-feira (19), acontece na sede da entidade, em Brasília, o seminário Crack: Construindo um Consenso, durante o qual devem ser formuladas as bases de protocolo de assistência integral ao dependente. O encontro é direcionado aos profissionais da saúde, especialmente médicos, psicólogos e assistentes sociais.






A programação dá continuidade ao trabalho iniciado no ano passado, quando o CFM promoveu, em parceria com os conselhos regionais de medicina, o I Fórum Nacional sobre Aspectos Médicos e Sociais Relacionados ao Uso do Crack. Ao longo de 2011, outras atividades estão previstas a partir de iniciativa da Comissão de Ações Sociais do Conselho Federal.






A meta é estimular o debate e a tomada de ações concretas focadas na assistência dos usuários da droga e na construção de uma política de capacitação de médicos e de outros profissionais da saúde para o enfrentamento do problema. “O Conselho Federal de Medicina está consciente da dimensão social da saúde e das influências exercidas sobre ela por fatores sócio-econômicos. As suas ações institucionais são orientadas por um paradigma que enfatiza a dignidade humana e a saúde como bem estar geral do indivíduo – físico, mental e social. Portanto, situações como essa, de uso disseminado de crack, exigem esforços preventivos e terapêuticos que não podem estar dissociados das ações governamentais e comunitárias indispensáveis à justiça social", disse o 1º vice-presidente do CFM, Carlos Vital.






No Seminário Crack: Construindo um Consenso, estão programadas duas mesas de debate. Pela manhã, será discutida a criação de um protocolo de assistência médica ao usuário. À tarde, os participantes discutirão propostas para assegurar ao dependente do crack acesso à assistência integral, conforme previsto pelo Sistema Único de Saúde (SUS).






A etapa da manhã será coordenada pelo secretário geral do CFM, Henrique Batista e Silva, e terá como moderador o 1º vice-presidente da entidade, Carlos Vital. Estão previstas palestras dos psiquiatras Carlos Alberto Iglesias Salgado, membro da Câmara Técnica de Psiquiatria; Ronaldo Laranjeira, representante da Associação Brasileira de Psiquiatria; Salomão Rodrigues filho, presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego); e Jane Lemos, da Associação Médica Brasileira (AMB).






Durante a tarde, os trabalhos serão coordenados pelo padre, antropólogo e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ricardo Rezende Figueira, e mediadas pelo cardiologista e tesoureiro do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Ricardo Paiva. Na avaliação do conselheiro pernambucano, o enfrentamento do crack deve receber a atenção dos médicos: “esta é uma doença que compete também ao médico atuar no combate”, avalia.






Para participar do Seminário Crack: Construindo um Consenso, os interessados podem enviar seus dados (nome, profissão, instituição a qual está vinculada, telefone e e-mail) para o seguinte endereço eletronico: eventos@portalmedico.org.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . As inscrições podem ser encaminhadas até o dia 15 de abril (sexta-feira).














Confira a programação preliminar:














Crack: construindo um consenso






Data: 19 de abril de 2011






Local: Auditório do CFM (SGAS 915, Lote 72, Asa Sul, Brasília, DF)














8h – Credenciamento






8h30– Abertura






Conselho Federal de Medicina (CFM)






Associação Médica Brasileira (AMB)






Federação Nacional dos Médicos (Fenam)






Ministério da Saúde






Conselho Nacional de Justiça (CNJ)






9h30 às 11h – Mesa: Protocolo de Assistência Médica ao Usuário de Crack






Presidente: Henrique Batista e Silva






Moderador: Carlos Vital Tavares Corrêa Lima






Palestrantes (20’):






- Jane Lemos – AMB






- Salomão Rodrigues Filho – Cremego






- Carlos Alberto Iglesias Salgado – Câmara Técnica de Psiquiatria do CFM






- Ronaldo Laranjeira – ABP






11h às 12h30 – Debates






12h30 às 14h – Intervalo para almoço






14h às 16h – Mesa: Protocolo de Assistência Integral ao Usuário de Crack






Presidente: Ricardo Rezende Figueira






Moderador: Ricardo Paiva






Palestrantes (20’):






- Maria Lúcia Garcia






- Cléo Borges – CT Medicina de Família e Comunidade






- Representante do Ministério Público






- Enildes Monteiro






16h às 17h30 – Debates






18h – Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário